segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lições EBD Infantil - A Careca de Elizeu -Bullying

A careca de Elizeu-
Baseado em : 

2 Reis 2.23-24 

Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles.
Nesta lição aprenderemos sobre o bulliyng , você sabe o que é?

BULLYING-
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
Jesus não gosta deste tipo de comportamento somos filhos de Deus ,o mundo nos olha como exemplo , não podemos nos portar igual a eles . Todos nós somos diferentes uns dos outros, uns tem cabelos loiros, outros pretos, uns tem nariz grande, outro pequenos... e existem pessoas que são ainda mais diferentes, alguns tem problemas nas pernas, outros não falam. Mas Deus ama e cuida de cada um de nós da forma como somos. Por isso, também devemos ama e ajudar a todos; nunca devemos rir ou gozar de quem é diferente de nós. Voce já pensou se Deus fizesse todo mundo igual?Não seria chato!

Vamos conhecer sobre a história de Eliseu!!

Versículo para DECORAR:
“Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas;”
Atos dos apostolos 10:34

Aplicação: Ensinar que Deus ama e valoriza a todos e enfatizar que não devemos criticar ou rir, fazer piadinhas das pessoas.Se Deus não faz acepção, porque que nós pequenininhos que somos vamos fazer...

Eliseu e as ursas
Vocês estão lembrados do profeta Eliseu? Por todo lugar onde passava era conhecido como o “homem de Deus”. Vamos recordar algumas coisas que Eliseu fez? (Professor mostre cenas.) Vejam! Eliseu era careca. Um pouco dos seus cabelos havia caído.
Certa vez, Eliseu foi a uma cidade chamada Betel. No caminho, alguns rapazes (adolescentes) que saíram da cidade começaram a rir dele e gritavam: “ô seu careca”. Que coisa feia! Eles estavam gozando de Elizeu. Será que aqui tem alguma criança que ri das pessoas? Nós não podemos criticar ninguém e nem fazer piadinhas dos defeitos das pessoas. Mas... vejam o que aconteceu com aqueles rapazes.
Já sabemos que Deus deu a Eliseu um poder muito especial. Então, ele olhou para os rapazes e disse mais ou menos assim: “tomara que alguma coisa aconteça com vocês”. Naquela mesma hora saíram do mato duas ursas e atacaram os rapazes. Que susto! Isso aconteceu porque eles estavam rindo do “homem de Deus”.
Deus é bom e nos ama muito, mas Ele também é justo e não gosta que a gente coloque apelido ou ria das pessoas, porque todos somos criaturas de Deus.
Todos nós somos diferentes uns dos outros, uns tem cabelos loiros, outros pretos, uns tem nariz grande, outro pequenos... e existem pessoas que são ainda mais diferentes, alguns tem problemas nas pernas, outros não falam. Mas Deus ama e cuida de cada um de nós da forma como somos. Por isso, também devemos ama e ajudar a todos; nunca devemos rir ou gozar de quem é diferente de nós.
Vamos, de hoje em diante, fazer um compromisso com Deus: de nunca rirmos ou criticarmos as pessoas por terem algum problema. Sejam elas carecas, deficientes físicos ou qualquer outra diferença. Deus ama a todos e quer que vivamos em paz com todas as pessoas.
Quando isso acontecer com vc ,não revide com violencia, mas avise a(o) sua (seu) professor(a),\pais, ou adulto responsável.Lembre-se violência gera violência.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica) - Quando os animais aparecem (8)

Fonte : http://blogtiale.blogspot.com/2011/01/eliseu-e-as-ursas.html


O que não quero que seje feito com você ,não faça com os outros!

OBS. Acrescentamos algumas coisinhas a mais no texto.

VISUAIS



O bullying está presente em qualquer lugar, não somente nas escolas, nas igrejas também ...
Cabe a nós combater este mal ensinando as crianças sobre este comportamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode também gostar disto aqui!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...